top of page
FOTO RELATORIO ERVA MATE.jpg

SIPAM

O que é o Programa?

O reconhecimento dos sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate como SIPAM é uma iniciativa do Observatório junto à FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) para identificar e salvaguardar sistemas agrícolas relevantes juntamente com suas paisagens, sua agrobiodiversidade, culturas e conhecimentos associados. 

No desenvolvimento de uma candidatura para o reconhecimento de um sistema agrícola como um SIPAM, os proponentes submetem um dossiê que descreve detalhadamente o sistema e estabelecem um programa de longo prazo, chamado Plano de Ação de Conservação Dinâmica, para apoiar esses sistemas e aumentar os benefícios derivados de sua conservação dinâmica e gestão sustentável. 

Em todo o mundo, a FAO reconhece 62 sistemas agrícolas, em 22 países. Sendo apenas 4 na América Latina e somente um no Brasil, até o momento. O “Sistema Tradicional e Agroecológico de Erva-mate na Floresta com Araucária” é candidato a ser a segunda iniciativa brasileira ao programa SIPAM – a primeira foi o reconhecimento às comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas, na Serra do Espinhaço em Minas Gerais.

Os agricultores tradicionais e agroecológicos paranaenses estão trabalhando desde março de 2020 para viabilizar a candidatura da qualificação como sítio do patrimônio agrícola mundial. A mobilização dos agricultores para a candidatura ao SIPAM tem a liderança do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, lançado em 2019. 

A produção tradicional de erva-mate do Centro-Sul e Sudeste do Paraná envolve aproximadamente 7 mil agricultores familiares e é cultivada em modo agroecológico junto a remanescentes de Floresta com Araucária. Também se desenvolve em comunidades tradicionais, como faxinais e terras indígenas. Os cultivos agregam conhecimentos e saberes tradicionais e ancestrais, e se consorciam com a vegetação nativa, – dispensando, assim, a necessidade de insumos químicos, como agrotóxicos e adubos. Até o momento, cerca de 300 familias erveiras estão cadastradas no projeto.

Para mais informações sobre o

SIPAM pelo planeta acesse:

 

https://www.fao.org/giahs/giahsaroundtheworld/es/

Para acessar o Relatório da Missão da FAO para conhecer os Sistemas Tradicionais de Erva-mate em dezembro de 2021:

https://308e43c9-762f-4267-adf2-446bfa76a1d9.usrfiles.com/ugd/308e43_a451f2d7d6d843a783b0f155a167e004.pdf

Luis Szymanek_23.JPG
bottom of page