Como se articulam as ações dos Grupos de Trabalho do Observatório?
GTI
Comunicação e Divulgação
O GT de Comunicação e Divulgação está encarregado de listar as necessidades de comunicação interna e externa do Observatório e determinar quais instrumentos, mídias e estratégias serão usados para atingir diferentes públicos e diferentes objetivos. Está associado à linha estratégica de Comunicação e Divulgação.
GT2
Cooperativa e Certificação
O GT de Cooperação e Certificação discute e estabelece as etapas e os requisitos necessários para a criação e implementação da cooperativa que irá reunir os produtores de erva-mate sombreada nos sistemas tradicionais e agroecológicos. A Cooperativa constitui a base organizacional necessária para a implantação e funcionamento da agroindústria de processamento da erva-mate. Nesse GT se inclui a discussão sobre aspectos técnicos, jurídicos e financeiros da agroindústria, bem como um Plano de Negócios e Marketing. Está associado à linha estratégica Cooperativismo e Agroindústria.
Somado a este GT juntou-se a discussão acerca do sistema de certificação da erva-mate e demais produtos oriundos de sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate.
GT3
Pesquisa e Extensão Rural
O GT de Pesquisa e Extensão Rural é responsável pela organização das pesquisas relativas à produção da erva-mate sombreada em sistemas tradicionais e agroecológicos.
Suas atribuições são a sistematização e disponibilização de resultados já obtidos, o registro e atualização de pesquisas em andamento e a prospecção de novas demandas de pesquisa junto aos produtores e demais membros do Observatório, bem como a proposição de projetos de interesse e a busca de fontes de financiamento.
Esse GT também se ocupa das questões ligadas ao licenciamento ambiental das propriedades produtoras de erva-mate, buscando a simplificação de processos e a correspondente regulamentação, em parceria com os órgãos de fiscalização. Com base nos resultados da pesquisa pretende-se estabelecer um sistema de monitoramento que permita aferir o cumprimento e a adequação à legislação.
O GT de Pesquisa e Extensão Rural também contribui para a definição de estratégias para a divulgação e aplicação de resultados de pesquisa na gestão da floresta associada à produção de erva-mate sombreada. Está associado à linha estratégica de Desenvolvimento Sustentável.
GT4
Serviços Ambientais
O GT de Serviços Ambientais tem como objetivo a prospecção de interesse e de viabilidade na construção de um programa de pagamento por serviços ambientais para a inclusão de propriedades familiares da região de atuação do Observatório. Está associado à linha estratégica de Desenvolvimento Sustentável.
GT5
GT SIPAM da FAO (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial)
O GT SIPAM tem como objetivo desenvolver um projeto de ação dinâmica a ser apresentado à FAO com a finalidade de obter o reconhecimento dos sistemas tradicionais de erva-mate como um Globally Important Agricultural Heritage System (GIAHS) ou Sistema Importante de Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM).